quinta-feira, 19 de julho de 2012

E Tome Mulambo. E Tome Via.

Final de semana movimentado nas paredes de Serra Caiada.
 Nos últimos meses tem surgido uma geração de "mulambos" em busca da escalada como pratica esportiva. Pacientemente, estes “mulambos”, peregrinam a procura de desvendar os segredos da vida na Montanha.
Ary e Marlon com seus mulambos (Ariane, Pedro, Eveline e Janaina)
 A motivação é a mais variada possível, superação, desafio, conhecer seus limites, sair da zona de conforto, contemplação, contato com a natureza, desopilar, fuga dos estresses da semana, ou simplesmente, o contato com a galera “show de bolisse” que se reúnem todo fim de semana para “enfrentar” o paredão e as pedrinhas de Serra Caiada.

Daniel Matte na "Lamechusa" 3° IIIsup
Daniel Matte na "Lamechusa" 3° IIIsup

Daniel Matte na "Lamechusa" 3° IIIsup
Daniel Matte na "Lamechusa" 3° IIIsup
Leo japa na "Psicogrampo" 3º IV
Leo japa na "Psicogrampo" 3º IV

 Rapidamente os “mulambos” (re)descobrem a verdade no dito popular – “tamanho, não é documento”. O medo em enfrentar as vias mais altas, incita-os a tentar vencer as pequenas pedras e suas vias de pouco movimento. Rapidamente, esse medo, é substituído pela incapacidade de se manter em minúsculas agarras, pela falta de força na musculatura necessária pra se manter na posição, pela carência de movimentações exigida, pela dor nas falanges - ainda não calejadas, coisas que só a constância, a pratica, a disciplina e o tempo ajudaram a superar.

Croqui Platô dos Feijões
Ali japa, não é nem exposto!
Pedro Caminha, Paulinha Diniz, Leo "japa" e Daniel Matte
Pedro e o Japa
Paulinha e Malloy

É gratificante assistir aos “mulambos” inquietos, buscando vencer as dificuldades, as limitações, as dores, o cansaço, o medo. É gostoso olhar o brilho nos olhos de quem esta começando e ver o quanto se impressionam, o quanto se satisfazem com pequenas coisas aprendidas e apreendidas. A “montanha” volta a ser um lugar mágico, o habitat dos deuses e seus segredos, onde só os bravos e destemidos são capazes de enfrenta-la.
A convivência com os “mulambos” nos faz recordar o nosso inicio nesta atividade, que é muito mais que uma pratica esportiva, é um estilo de vida que nos formata. O brilho dos olhos contagia a todos, a alegria por descobrir coisas “bestas”, nos leva a enxergar a beleza no simples. A escalada, antes de qualquer coisa, tem ser prazerosa e isso os mulambos nos ensinam, ou nos faz re-lembrar. 
Nesse domingo - 15 de julho de 2012 – A Serra testemunhava a volta, a visita, de alguns de seus “filhos”; o nascimento de novos escaladores; e, de camarote, assistiu, ao grupo formado por Paula Diniz, Daniel Matte, Pedro Caminha, Denn Malloy e Leonard Goes (Japa) repetiram as vias "Lomechusa" - 3° IIIsup 60m; e a "Psicogrampo" 3° IV 70m; vias que dão acesso ao PLATÔ DOS FEIJÕES. No Platô existem 3 vias esportivas, "Sementes Mágicas" Vsup; "A Kombi" V; e "Boca Torta" Vsup; que dão acesso ao cume da Serra. Objetivando chegar ao cume os escaladores decidiram se dividir e partiram pelas vias Sementes Mágicas e A Kombi. Uma vez no cume, agora é só alegria e contemplação e esperar por mais um fim de semana na Serra.
Pedro na "Sementes Mágicas" Vsup
Pedro na "Sementes Mágicas" Vsup
Pedro na "Sementes Mágicas" Vsup

Pedro na "Sementes Mágicas" Vsup
Pedro na "Sementes Mágicas" Vsup
Leo Japa na "Sementes Mágicas" Vsup
Cruzeiro
Famoso "papo de montanha"
Cansou muleque?
Cruzeiro
Caminhada para o cume (cruzeiro)

Croqui Serra Caiada/RN


 Bons Ventos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário