sábado, 7 de janeiro de 2012

Entrevista com Jalon de Medeiros

Dia 06 de janeiro de 2012, sem dúvida essa data ficara marcada na cabeça de muitos, principalmente para Jalon B. de Medeiros que encandeou seu primeiro 8º, a via "Adios Amigos" 8a, Setor das Falésias - Serra Caiada/RN.

Confiram a entrevista exclusiva para o Blog Na PONTA da Corda.

1- Olá Jalon, o ano de 2011 foi bastante movimentando, fala um pouco sobre sua participação na Copa RN de escalada indoor e de seus treinos?


     Apesar de praticar escalada há 4 anos foi somente em 2011 que passamos a dispor de um local para treinar mais perto de casa. foi quando passei a levar a escalada um pouco mais a serio, ainda que a universidade e o trabaho não permitam treinar com a frequência que eu gostaria. foi em 2011 também que eu passei a me envolver mais com a AERN (Associação de escaladores do Rio grande do norte), tentando ajudar o pessoal no que dava.

 Na copa senti algumas dificuldades, primeiro porque nuca tinha encarado a escalada como esporte de competição, e segundo porque tem gente muito forte escalando por aqui, caras que pra mim sempre foram referência, como Leo "boulderman", Júlio "francês", o Leo "paulista", Edervan Menger. Então levei as etapas na boa, mais como diversão mesmo e ainda conseguir o 4º lugar no Ranking do estado, o que pra mim foi uma grande vitoria.

2- Recentemente, você esteve em Itatim, Lençois e Igatu/BA, nos conte um aprendizado, uma experiência incomparável que tenha tido nesta viagem?

     Na escalada sempre me disseram que pra se evoluir é necessário viajar, você tem que sair da sua zona de conforto, conhecer lugares e estilos de escalada diferentes. Igatu eu já conhecia, mas tinha indo lá ainda muito “mulambo”. Lençois e Itatim foram a primeira vez que estive lá, então serviu pra me testar na escalada à vista, algo que eu praticava pouco em Serra Caiada.

     Além disso, escalei em paredes muito negativas e em alguns tetos, que são tipos de escalada que apesar de eu curtir muito acabo praticando somente no muro já que no RN temos pouquíssimas vias desse estilo. Então pra mim essa viagem foi de muito aprendizado.

3- E agora de volta a Serra Caiada, qual a sensação de ser o primeiro natalense a mandar a via “Adios amigos” 8a?

     Essa historia de ser o primeiro natalense foi uma brincadeira que eu criei com o pessoal daqui, uma vez que a “Adios Amigos” é uma via clássica de Serra, já bastante repetida, mas que realmente ninguém nascido em Natal (Capital do RN) a encadenou.  É claro que escalar de uma via de 8º grau é bastante gratificante, mas tenho consciência de que pra consolidar o 8º grau, ainda tenho um looooongo caminha pela frente. (Risos)

4- Quais seu planos para 2012?

     Para 2012 pretendo intensificar os treinos no muro, agora que temos uma estrutura legal no CTPIUM e visitar alguns picos de escalada no Brasil que ainda não conheço, talvez o Rio de Janeiro, ou Colcazinho/GO, mas acho que o principal desafio mesmo será a organização do XI EENE (Encontro de Escaladores do Nordeste) na cidade de Serra Caiada/RN.

Jalon na "Adios Amigos" 8a - Setor das Falésias, Serra Caiada/RN
Foto: Leo "boulderman" Rocha

3 comentários:

  1. Muito massa, mais do que merecida a cadena, o 1º de muitos oitavos na vida desse cara que tem um futuro brilhante na escalada. Parabéns Jalon, quem viu e quem vê hein? É só acreditar e encarar velhinho, potencial tem de sobra.

    ResponderExcluir
  2. Muito show o blogo. Eu tenho um blog chamado escalandonaparaiba(escalandonaparaiba.blogspot.com) eu divulguei o blog de vocês em uma seção que eu chamei de "Escalando no Nordeste" destre os blogs listados seu blog esta entre eles. Vamos fazer um parceria e vamos divulgar a escalada no nordeste. Um abraço!!! contato richardbit3@hotmail.com

    ResponderExcluir