No domingo dia 28 repetimos a via "Cavalo de Tróia" na cidade de Sítio Novo, distante cerca de 35Km de Serra Caiada e 11oKm de Natal. A via fica na Pedra de São Pedro e é hoje a maior via de escalada do Rio Grande do Norte, com 290m, em oito cordadas.
Pedra de São Pedro, Sítio Novo/RN
Dandara, Jalon, Denn e Leo "Japa"
Após um café da manhã reforçado e preparado pelo Leo "Japa" saímos de Serra Caiada por volta das 5h da manhã. Antes de chegar à cidade já avista-se a Pedra de São Pedro, um maciço rochoso imponente e muito bonito em meio à Caatinga. Depois de bater um pouco a cabeça para achar a trilha até a base da via, iniciamos a escalada às 6h20 em duas cordadas: na primeira Denn e Leo, na segunda, Jalon e Dandara.
Denn na 1ª cordada
Jalon Medeiros
A via no geral é tranquila, alternando bons cristais e aderências um pouco mais técnicas. As primeiras enfiadas são relativamente expostas mas bem fáceis, seguindo por algumas canaletas. Na quarta enfiada, um incidente inusitado... Incomodada com as músicas de gosto duvidoso cantaroladas pelo Leo "Japa", uma águia chilena, cujo ninho fica próximo à via, resolveu externar sua insatisfação com tamanha poluição sonora e fez algumas investidas contra nosso amigo...Após muitas gargalhadas dos demais escaladores continuamos a subir.
Jalon preparando a segue para Dandara
Leo "japa" na 2ª cordada da via
Na sexta e sétima enfiadas a pedra muda, as agarras somem e há um trecho com grande lacas soltas que se recomenda passar em artificial para evitar derruba-las no segue. o fim da via é um passeio e do cume tem-se a vista sensacional, de onde pudemos identificar a estátua de Santa Rita em Santa Cruz, o Planalto da Borborema e serrotes no horizonte.
Visual
Dandara guiando a 6ª cordada
Concluímos a via pouco antes do meio dia, quando o sol resolveu finalmente dar as caras após uma manhã nublada. Descemos a trilha já virados de fome e não experimentamos os boulders existentes no pé da serra. A região, aliás, possui um grande potencial para modalidade, com alguns problemas resolvidos e inúmeros blocos ainda inexplorados. Existe ainda um bloco com interessantes pinturas rupestres que, infelizmente, foi alvo da ação de vândalos.
Texto Jalon Medeiros.
Texto: Jalon Medeiros. Mas registre-se que "exixtentes" e "alvo de ação" não fui eu não, hein? :p
ResponderExcluirMassa, boe, a seleção das fotos ficou muito boa... Só faltou mermo uma foto do gavião atacando o Japa...
Abraço
Muito show, parabéns pra galera que tá encarando novos desafios.
ResponderExcluirAonde tem o croqui dessa via? Aquele trecho em artificial, o que precisa?
ResponderExcluirClovis, na croquiteca do aern.org.br tem o croqui! Pro artificial, 4 fitas de 60cm.
ResponderExcluirAbraço